quarta-feira, 23 de maio de 2012

Estado Democrático de Direito? Matrix nacional...






Nem sempre me posiciono politicamente sobre um assunto ou outro. 


Hoje postei sobre o fato de um ex-ministro da Justiça estar na defesa do contraventor da vez e recebi algumas críticas inbox.


Não sou contra o nosso dito Estado Democrático de Direito, e nem posso, é ele que de certa forma me possibilita estar criticando-o. Porém, é fato, que não vivemos em plena democracia como pregam os defensores da República. 


Democracia há muito é um chavão (nenhuma referência e nem trocadilho com o ditadorzinho venezuelano). Acreditamos que democracia é o simples exercício da escolha (plebiscitos, eleições, referendos...), infelizmente. Contradição!


Democracia é mais que voto, é necessário que todos tenhamos acesso ao conhecimento de forma geral e irrestrita, assim teremos um povo preparado para as escolhas. 


A prática da democracia é termos as mesmas condições jurídicas, sem privilégios à ‘A’ ou ‘B’. Democracia é o direito de ir e vir em condições dignas urbanas ou rurais. Viver em democracia é ter acesso à alimentação, educação, saúde, moradia, informação, lazer... 


Vivemos numa Matrix brasileira, mas não podemos optar entre a pílula vermelha ou azul... 


A ilusão em que estamos em democracia é uma opção compulsória. Plutocracia... 


Um Estado democrático é aquele que dá à sociedade, além do voto, a capacidade de se representar, se fazer ouvir política e economicamente, ter uma imprensa atuante, autônoma e plural.


Todo cidadão tem direito a defesa, mas convenhamos, são poucos que podem ter um ex-ministro como defensor. Não é somente uma demonstração de poder econômico, mas de intimidação política. 


Então, que tal a pílula vermelha hoje? Ou pode negar 31 vezes...

0 comentários:

Postar um comentário